Essência do queijo Ribeirão

5 motivos para comer mais queijo


Além de ser delicioso, a grande variedade de opções e sabores do queijo faz com que ele combine com diversos pratos, tanto doces quando salgados, e inúmeros pratos de comida como macarrão, pães, doce de leite, entre outros.

Fora isso, esse alimento é uma incrível fonte de proteína, cálcio e de bactérias que regulam o intestino. E é exatamente sobre isso que iremos abordar nessa matéria: os benefícios do queijo.

Antes disso, vale ressaltar que quem possui intolerância a lactose pode optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão, pois o nível de lactose desse tipo de queijo é menor.

 

Queijo ajuda a emagrecer

O queijo é um dos alimentos que mais possui proteínas, por isso ele dá a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos.

Além disso, estudos recentes indicaram que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação do queijo, pode acelerar o metabolismo, o que facilita a queima de gordura corporal.

No entanto, os queijos que ajudam a emagrecer são os mais claros, como queijo fresco, cottage e ricota, pois a concentração de gordura é menor.

 

Alimento que protege contra o câncer 

A substância butirato, que se forma no intestino após à digestão do queijo, facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais, evitando que mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer. 

Além disso, essa substância também diminui o pH do intestino, o que diminui as chances de surgirem alterações malignas nas células.

 

Como diminuir o colesterol ruim?

Se você é daqueles que gosta de ter a saúde em dia e, principalmente, não abre mão de um queijinho vai ficar feliz com essa informação: o queijo ajuda a diminuir os níveis de colesterol do organismo, evitando, portanto, o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Isso acontece porque o consumo de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato, substância essencial para o funcionamento das células intestinais, e quantidades elevadas dessa substância ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

 

Alimento que regula o intestino

Como já dissemos antes, o queijo é um ótimo alimento para quem deseja regular o intestino. Isso acontece, justamente, por conta da substância butirato, responsável pelo alinhamento do intestino e que está presente em grandes quantidades no queijo.

 

Como fortalecer ossos?

Ter uma alimentação balanceada e consumir quantidades consideráveis de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose.

Como todos os produtos derivados do leite, o queijo concentra uma grande quantidade de cálcio. Todavia, ele é mais adequado que os outros derivados, pois possui uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção de cálcio no organismo.


Como consumir queijo?

O queijo é um alimento que combina com diversos pratos. Por isso, abuse da criatividade, claro, sem exagero.

Você pode combinar esse alimento com:

 

- Massas

- Saladas

- Pães

- Bolos de fubá e milho, por exemplo

- Pão integral

- Doces como doce de leite e goiabada, por exemplo

- Entre outros


 

Gostou das dicas? Na Essência do Queijo, bem no coração de Ribeirão Preto, você encontra diversos tipos de queijos de qualidade e com um ótimo atendimento. Para conferir mais dicas como essa, basta entrar em nosso blog e ver todas as nossas matérias.